segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Pedras nas amígdalas, o que fazer ?

É possível que algo esteja se escondendo na sua boca sem que você saiba. Este intruso causa mau hálito, além de eventualmente tornar sua deglutição dolorida. Porém, poucos são capazes de identificar estes pequenos vilões.

Quem já teve amidalite alguma vez na vida sabe bem o quão dolorida esta inflamação pode ser. Durante vários dias, o ato de comer se transforma em uma tortura terrível. Infelizmente, algumas pessoas são mais suscetíveis e tem que enfrentar este situação dolorosa com relativa frequência.

O problema é que cada crise de amidalite acaba muitas vezes gerando pequenas fissuras nas amídalas. Estes buraquinhos, conhecidos como ”criptas”, podem acumular restos de comida, células mortas e bactérias. Ao longo do tempo, depósitos de cálcio solidificam este material, transformando a mistura em algo conhecido como “pedras das amídalas”. Estas pedras aderem à superfície da glândula e permanecem alojadas neste local. Um estudo recente mostrou que 1 em cada 4 pessoas tem estas pedrinhas no fundo da garganta.

Porém, estas “pedras” podem causar dor, inflamações no ouvido e mau hálito. Por isso, é aconselhável que elas sejam removidas.

Mas como? Existem duas possibilidades: pedras que estão alojadas na superfície da amídala são fáceis de visualizar. Elas parecem pequenos pontinhos brancos.




Se você pressionar cuidadosamente sua amídala com a ponta da escova de dentes ou com um cotonete, as pedras, em geral, se soltam e caem. E não se preocupe caso você acabe as ingerindo acidentalmente, elas não representam nenhum risco à sua saúde.


Uma outra alternativa é procurar um dentista. Ele pode remover as pedras facilmente e também te dar conselhos sobre como prevenir que os detritos se acumulem outra vez.

.

.